Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria
Maringa PR

87010-530

Telegram
QR code
×

Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria QR code




Who we are

Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria é uma Roman Catholic church em Maringa, Parana.

Somos uma irmandade de crentes, feitos à imagem de Deus e chamados como discípulos de Cristo para compartilhar as Boas Novas com todos, aprendendo, ouvindo, orando e trabalhando juntos ativamente para alcançar nossas comunidades.

Somos um lugar para acreditar, pertencer e se tornar!

Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria is a Roman Catholic church in Maringa, Parana.

We are a fellowship of believers, made in God's image and called as disciples of Christ to share the Good News with everyone through learning, listening, praying and working together actively to reach out to our communities.

We are a place to believe, belong, and become!


  Edit




Location of worship

Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria
Praça da Catedral
Maringa, PR 87010-530
Brazil
Phone: (44) 99107-7773
Download Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria vCard with Mass Times
Click here to contact the church   Edit

Church Pastor

Pe. Dirceu Alves do Nascimento
Pe. Dirceu Alves do Nascimento
Pároco
Praça da Catedral
Maringa, PR 87010-530
Brazil
Phone: (44) 3227-1993
Download Pároco Pe. Dirceu Alves do Nascimento vCard with bio
Click here to contact Pe. Dirceu Alves do Nascimento   Edit



Church Website


Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria on Social Media


Santa Missa I 2º Domingo da Quaresma | Domingo | 25/02/2024 I 9:30 h




Leadership

Leader Name:
Pe. Dirceu Alves do Nascimento   Edit
Leader Position:
Pároco   Edit
Phone:
Leader Email:
Click here to contact Pe. Dirceu Alves do Nascimento   Edit
Leader Bio:
José Alves do Nascimento e Adelina Alves do Nascimento tiveram oito filhos, eu sou o penúltimo e o mais novo dos quatro irmãos homens. Nasci em 12/05/1970, em Aquidaban, distrito de Marialva-Pr.Após a primeira eucaristia, sentia um desejo enorme de ajudar outras crianças a se aproximarem de Jesus, então comecei a ministrar catequese. Com quatorze anos, coordenava um grupo de jovens, e ao ser crismado, já me sentia responsável pela evangelização de minha comunidade.

Comecei, então, a coordenar um grupo de casais na fazenda onde morávamos.Eu participava da missa todos os domingos, e para isso percorria cerca de nove quilômetros, na maioria das vezes, a pé. Foi numa dessas caminhadas até a igreja, que surgiram incômodas interrogações: Por que tenho que ir à missa todos os domingos nesta distância, enquanto meus irmãos iam jogar bola? O que Deus quer de mim? Esses pensamentos mostravam que eu estava dividido, de um lado, cansado de fazer aquele trajeto todos os domingos, do outro, com vontade de ajudar a Deus no anúncio do evangelho.Neste dia não fui à missa, então, resolvi entrar no meio de um cafezal e aguardar as horas debaixo de uma laranjeira. Deste local, eu avistava a igreja Nossa Senhora de Lourdes.

Inesperadamente, comecei uma oração à Nossa Senhora pedindo a ela que me ajudasse a discernir o que Deus queria de mim. Essa oração foi me acalmando muito, e a partir deste dia, em todos os momentos que eu me encontro confuso, é a ela a quem eu recorro.Até este dia, eu nunca havia pensado na possibilidade de ser padre. Porém, durante uma missa com os jovens no meio de uma mata, enquanto o padre José Bortolotte falava de seu árduo trabalho em vários municípios, e da necessidade de jovens padres para auxiliá-lo, Nossa Senhora trouxe a resposta as minhas súplicas.

Certo do que queria, iniciei os encontros vocacionais na paróquia Santo Antonio de Pádua, com o Pe. Nunzio, depois fui para a Congregação da Pequena Missão para Surdos, em Londrina. Estudei filosofia e fui para Roma. Lá me formei em teologia, e fiz mestrado em Direito Canônico.No dia 04 de agosto de 1996 em Paranacity, fui ordenado padre. Voltei para Roma por mais um ano. Então vim para a Arquidiocese de Maringá, como Vigário e depois Pároco na paróquia Santo Antônio.

Já trabalhei nas paróquias: São Jorge,em São Jorge do Ivaí; Divina Pastora, em Ourizona; Nossa Senhora da Liberdade, em Maringá; Bom Pastor, em Mandaguari. Atualmente sou Vigário paroquial na Catedral Nossa Senhora da Glória em Maringá, Presidente do Tribunal Eclesiástico Interdiocesano de Maringá e Vigário Judicial da Arquidiocese.Desde quando nasci passei por muitas dificuldades, dificuldades que trouxeram dores e aprendizados, porém maiores que os obstáculos foram as graças recebidas, as barreiras superadas, as vitórias conquistadas. Portanto, se pudesse voltar ao começo de tudo, seria padre novamente.   Edit




Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria Mass Times

Santas Missas

Segunda à sexta-feira:
7h, 12h e 18h30

Quarta-feira:
7h, 12h e 15h e 18h30

Sábado:
7h e 19h

Domingo:
7h30, 9h30, 12h, 17h30 e 19h30

Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria mass times last updated on the 29th of February, 2024
print
PRINT
increase font size
ZOOM
add to calendar
ICAL
subscribe to updates
SUBSCRIBE
  Edit


Share this page:
Telegram
QR code
×

Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria QR code



Other information





Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria History

Por decreto de 18 de abril de 1950, Dom Geraldo de Proença Sigaud, Bispo de Jacarezinho, criou em Maringá duas paróquias ao mesmo tempo: Santa Cruz, no “Maringá Velho”, onde já havia a capela construída em 1946, e Santíssima Trindade, no “Maringá Novo”, onde existia apenas a indicação do lugar da futura matriz.

Para a Paróquia Santa Cruz foi designado Pe. Dr. Emil Clemens Scherer, conhecido como Pe. Emílio, que residia na Fazenda São Bonifácio, de sua propriedade, onde ele construíra, em 1940, a Capela São Bonifácio, existente até hoje próximo ao bairro Cidade Alta. De lá ele vinha atender a Paróquia cuja matriz era a igreja Santa Cruz, capela ainda existente no Maringá Velho. Tanto a Capela Santa Cruz (Lei Nº 2.360/88) quanto a São Bonifácio (Lei Nº 3.670/94) foram tombadas ao Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Municipal.

O primeiro pároco da Paróquia Santíssima Trindade foi Pe. Teófilo Carlos Almazán, que chegou em 21 de abril, instalando-se em pequena casa alugada, de madeira, no atual centro da cidade. Celebrava missa nas casas das famílias e promovia quermesses na atual Praça Napoleão Moreira da Silva, visando à construção da matriz. Em 20 de setembro desse ano, celebrou a primeira missa na inacabada igreja de madeira. A Companhia Melhoramentos Norte do Paraná construiu em alvenaria a casa paroquial ali onde hoje se encontra a Cúria Metropolitana. A paróquia ficou com o encargo de saldar a dívida, em prestações mensais, durante sete anos. Almazán mudou-se para a nova casa em 4 de março de 1951. Aos 30 de setembro do mesmo ano, ele foi transferido para Cambará.

Pe. João Janssen, novo pároco, foi nomeado em 2 de outubro. Dia seguinte (3/10/1951), o bispo suprimiu a Paróquia Santa Cruz, anexando-a, como capela, à Paróquia Santíssima Trindade. Maringá ficou com uma única paróquia. Por causa da extensão territorial Janssen recebeu, no decorrer dos anos, a ajuda de vários padres cooperadores, nem todos do clero diocesano.

Por ato de 5 de agosto de 1952, Dom Sigaud concedeu à Paróquia Santíssima Trindade sua nova padroeira, Nossa Senhora da Glória. Estabeleceu 15 de agosto como dia da sua celebração festiva anual.

Em 14 de agosto de 1954 foi criada a Paróquia de São José Operário, mas só no ano seguinte, em 11 de setembro, é que ela passou ao cuidado dos padres jesuítas. Ainda assim, a Paróquia Nossa Senhora da Glória contava com grande população e extenso território. No dia 20 de novembro de 1955, o bispo diocesano entregou-a ao cuidado pastoral dos padres palotinos. Quando da posse de Dom Jaime Luiz Coelho, primeiro bispo de Maringá, em 24 de março de 1957, o pároco era Pe. Germano José Mayer SAC. Coube-lhe cuidar da mudança da matriz de Nossa Senhora da Glória para igreja catedral da nova Diocese. Na festa da Padroeira de 1960, Pe. Germano entregou a Catedral, que voltou ao cuidado pastoral do clero diocesano.

A partir de setembro de 1960, a Catedral de Maringá teve como curas os seguintes presbíteros: João Philippi, Benedito Vieira Telles, Sidney Luiz Zanettini, Antônio Alczuk, Júlio Antônio da Silva, Antônio de Pádua Almeida, Virgílio Cabral dos Santos e Dirceu Alves do Nascimento (atual). Destes, coube a Zanettini o curato mais longo (17 anos), que coincidiu com o período final da construção do templo monumental. Desde 1950, o número de padres colaboradores temporários na paróquia da Catedral passa de três dúzias.

Antes do Concílio Vaticano II (1962-1965) o trabalho de evangelização na Paróquia da Catedral seguia o roteiro de então. Contava com Congregação Mariana, Pia União das Filhas de Maria, Apostolado da Oração, Irmãos do SSmo. Sacramento, Cruzada Eucarística Infantil, Coroinhas, Coral, além de um núcleo da JEC (Juventude Estudantil Católica).

Dom Jaime Luiz Coelho imaginou para Maringá uma catedral imponente, que substituísse a acanhada construção de madeira que encontrou. Encomendou ao arquiteto José Augusto Bellucci, de São Paulo, um projeto totalmente original que, ainda hoje, surpreende quem visita a cidade. A construção teve início em julho de 1959 e foi dada por concluída em 10 de maio de 1972.

Em 7 de janeiro de 1973, com a retirada da primeira telha, houve a demolição simbólica da velha catedral de madeira. O material aproveitável foi utilizado na construção de casas do Núcleo Social Papa João XXIII, projeto de desfavelamento promovido pela Arquidiocese. A bela peroba rosa original pode ainda ser vista nos móveis da capela do Centro de Formação Bom Pastor, da Arquidiocese.

Dada a limitação tecnológica do tempo em que foi edificado, o imponente edifício da Catedral começou a apresentar deteriorações que exigiram providências dos últimos párocos. Pe. Virgílio Cabral dos Santos, em especial, trabalhou por quase 10 anos revendo toda a estrutura, cuidando do revestimento e da recuperação dos danos causados pelo tempo; foi ainda o responsável para instalação do elevador (um dos poucos no mundo que funciona com elevação inclinada) que se desloca do térreo até o andar que antecede o mirante.

Atualmente, a Catedral tem como Pároco Pe. Dirceu Alves do Nascimento, que tomou posse no dia 26 de janeiro de 2020, trabalhando com o apoio dos Vigários Paroquiais Mons. Hélio Takemi Sakamoto e Pe. Delvair Batista Lemonie e, os Diáconos Permanentes, Agostinho Scalon, Jair Benália, José Alarcão e Marcus Geandré

Em sua organização e trabalho evangelizador, a Catedral de Maringá conta com conselhos, agentes pastorais, pastorais, movimentos, grupos e serviços. Resumidamente:

Conselhos: CPP (Conselho Paroquial de Pastoral) e CAE (Conselho de Assuntos Econômicos).

Pastorais: Pastoral Social, Promoção Humana, Pastoral do Dízimo, Pastoral da Escuta, Pastoral da Saúde, Projeto Mais Vida, Pastoral de Liturgia (Equipes de Liturgia, Canto Litúrgico, Ministério de Leitores, Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística e Cerimonial da Catedral), Setor Família (Pastoral Familiar, Pré-matrimonial, Pós-matrimonial, Celebrações Matrimoniais, Casos Especiais e Famílias Restauradas), Pastoral Catequética (Dominguinho, Catequese Infantil e de Adolescentes, Catequese com Adultos), Pastoral da Comunicação (PASCOM), Pastoral e Serviço de Animação Vocacional, Pastoral da Escuta e Aconselhamento.

Movimentos: Cursilho de Cristandade, Conferência Vicentina, Apostolado da Oração, Renovação Carismática Católica, Mãe Peregrina, Oficinas de Oração e Vida, Apostolado da Divina Misericórdia, Projeto Vinde e Vede, Terço dos Homens.

Grupos de Oração: Raio de Luz, Deus é Amor, Arca da Aliança, Trono de Deus, e Leão de Judá.

Serviços: Secretaria Paroquial, Sacristãos e Zeladoria e Manutenção da Catedral.

  Edit


The power of Christian prayer Teach us to serve Thee
Teach us, good Lord, to serve Thee as Thou deservest: To give and not to count the cost; To fight and not to heed the wounds; To toil and not to seek for rest; To labour and not ask for any reward, save that of knowing that we do Thy will.
Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria listing was last updated on the 29th of February, 2024
Subscribe to Updates
Please enter the correct information below. Thank you!
Subject:
Message:
Your Name (not required):
Your Email (not required):
This church page is missing mass times. Please help this page visitors by submitting Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria Mass Times. Thank you!
Subject:
Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria mass times
Message:
Your Name:
Your Email:
Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria Contact Form
Subject:
Your Name:
Your Email:
Message:
Subscribe to updates:
check this box to receive an email message when this page has been modified
Subscribe to Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria updates
Subject:
Subscription to Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria updates
Your Name:
Your Email:
As soon as Catedral Metropolitana Basilica Menor Nossa Senhora da Gloria updates this page, you'll be notified by email.
Go to top arrow Go to bottom arrow